Notícias

24/04/23 - Artigo

Legal Design e Visual Law

Nos dias atuais a informação é peça fundamental para o posicionamento e crescimento das empresas. A utilização dessas informações de modo otimizado gera um diferencial a quem busca se destacar no mercado e melhorar os resultados diante do seu público. Com isso, vários segmentos prestadores de serviços estão fazendo mudanças, inclusive o setor jurídico, onde o termo #LegalDesign e #VisualLaw tem ficado cada vez mais popular.

 

O Legal Design é uma metodologia que aplica os princípios e elementos do Design para elaboração de documentos jurídicos como contratos, termos de uso, petições, recursos, relatórios, apresentações institucionais, entre outros. Já o Visual Law, apresenta técnicas e ferramentas mais voltada para aplicação prática dos elementos.

 

Assim, O “Juridiquês” é trabalhado de uma forma prática e clara para facilitar a interpretação dos termos usados no Direito. As informações se tornam fáceis, de forma que qualquer pessoa leiga no assunto possa entender.

 

Portanto, além de termos mais fáceis, o uso de símbolos e cores para sinalização nos documentos, deixa-os até 95% mais compreendidos. A comunicação é melhor, a mensagem é mais objetiva e entregue de forma mais concreta. O Objetivo é deixar o Direito mais acessível e atrativo.

 

Confira alguns exemplos fictícios: